Esta ação visa determinar as atividades que possuem maior potencial de crescimento e de especialização, identificando as tendências da procura internacional e avaliar a capacidade de nesta região serem construídas soluções, novos produtos e serviços com vantagens competitivas que possam estar assentes nos ativos distintivos e inimitáveis do território.
Consiste na elaboração de modelos de negócio de base técnica, económica, financeira e de mercado para cada uma das atividades/prioridades de investimento âncora a serem promovidas e desenvolvidas na Região de Basto tendo como objetivo a orientação uma especialização inteligente. Esta ação visa realização de conferências técnicas nas áreas âncora do projeto (Pecuária, Fruticultura, Apicultura, Viticultura, TER e Restauração) e a realização de workshops de capacitação orientados para os empreendedores.
Esta ação visa proporcionar a oportunidade de os empreendedores receberem aconselhamento e orientação gratuita nas seguintes temáticas: Apoio ao desenvolvimento de ideias criativas e elaboração de planos de negócio; Financiamento de projetos (capital próprio e capital alheio) e finanças empresariais; Marketing digital, criação e promoção de marcas e propriedade industrial; Inovação; Internacionalização; Agronegócios, turismo em espaço rural e indústrias criativas.
Visitas de âmbito nacional, abertas à participação dos empreendedores, para permitir o conhecimento in loco de atividades que estão a ser desenvolvidas em Portugal com sucesso nas áreas de especialização inteligente que serão definidas para a região.
Realização de um pitch para apresentação de ideias e planos de negócio que possam vir a ser apoiados por investidores privados. A ação prevê ainda a atribuição de bolsas (prémio) aos 3 projetos que em cada edição melhor pontuarem nos seguintes critérios: perfil do empreendedor; criatividade e inovação; coerência técnica, económica e financeira do plano de negócios; ligação ao mercado nacional e internacional.
Realização de workshops práticos de apoio à promoção da inovação e da criatividade em negócios de base tradicional. O objetivo é ajudar os empreendedores que já possuem uma empresa criada ou que estão em fase de elaboração do plano de negócios a pensar de forma critica e criativa sobre o seu modelo de negócio e perceber de que forma ele se pode desenvolver, diferenciando-se, ganhando economia de escala e capacidade de competir a uma escala global.